Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Polícia egípcia prende editor de livro sobre ElBaradei

A polícia egípcia prendeu, este sábado, o editor de um livro sobre Mohammed ElBaradei, provável candidato às eleições presidenciais de 2011. Cópias da publicação foram confiscadas, informou um grupo de defesa dos direitos humanos.

As forças de segurança prenderam Ahmed Mahanna, responsável pela editora Dawin, após uma busca em sua casa realizada durante a madrugada, afirmou a Organização Árabe para a Informação sobre os Direitos Humanos, em comunicado.

Gamal Eid, chefe da ONG, disse à AFP que Mahanna estava preso na penitenciária de Segurança de Estado e que nenhuma acusação havia contra ele. “Ele publicou o livro sobre ElBaradei há mais de uma semana. A polícia confiscou 16 cópias e o computador dele”, afirmou.

A polícia, questionada, não respondeu. Ao converter-se no principal opositor do governo egípcio, ElBaradei, 67 anos, ex-chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), pediu a democratização do país e se mostrou disposto a se candidatar às eleições presidenciais, com a condição de que o pleito seja livre, que não haja fraudes e que a Constituição seja revisada para acabar com as restrições que pesam sobre os candidatos

. O presidente Hosni Mubarak, no poder desde 1981, não disse se pensa em se apresentar para um quinto mandato consecutivo. Com quase 82 anos, ele acaba de ser operado, o que causou especulações sobre sua permanência no poder. No início de março, Mubarak tinha declarado que ElBaradei poderá ser candidato às eleições presidenciais caso se “respeite a Constituição”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts