O Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali, conferiu posse na quarta-feira aos dirigentes do Gabinete de Assistência aos Antigos Presidentes da Republica e Atendimento dos Dirigentes Superiores do Estado (GADE), um organismo estatal que tem como tarefa prestar assistência técnica e administrativa a estas individualidades depois da cessação de funções.
Trata-se de Alberto Joaquim Vicente e Sónia Grece Chaúque, empossados para os cargos de director e directora adjunta deste órgão, respectivamente. A cerimónia, havida em Maputo, contou com a presença dos das Ministras da Administração Estatal, Carmelita Namachulua, e da Função Publica, Vitoria Diogo. Falando na ocasião, Aires Ali disse que, no âmbito das suas atribuições, o GADE, um organismo especializado no processamento de assuntos referentes aos direitos e regalias dos dirigentes superiores do Estado, vai providenciar assistência técnica e administrativa fazendo cumprir a legislação de forma uniforme.
“A experiência adquirida com a implementação da legislação sobre esta matéria levou o Governo a criar este organismo especifico que vai concentrar num único órgão todo o trabalho inerente aos direitos e regalias dos dirigentes do Estado que, ate agora, encontravam-se dispersos por vários organismos do Estado”, disse Ali. Segundo o Primeiro-Ministro, cabe também ao GADE tratar da providencia, pelos organismos competentes, de recursos necessários para o cumprimento das normas estabelecidas para a boa gestão do património que estará a disposição dos gabinetes de trabalho e residências protocolares dos Antigos Presidentes da Republica.
A expectativa do Governo, segundo Aires Ali, é que este gabinete resulte uma nova dinâmica e maneira de lidar com estes assuntos cuja natureza exige enorme responsabilidade, criatividade, entender cada caso e procurar identificar as melhores soluções para as situações que forem colocadas. O GADE, que é um órgão do Ministério da Administração Estatal, foi criado em Outubro de 2009, por decreto do Conselho de Ministros. Antes, estes serviços eram prestados por um departamento no mesmo Ministério.