Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PM empossa dirigentes do GADE

O Primeiro-Ministro moçambicano, Aires Ali, conferiu posse na quarta-feira aos dirigentes do Gabinete de Assistência aos Antigos Presidentes da Republica e Atendimento dos Dirigentes Superiores do Estado (GADE), um organismo estatal que tem como tarefa prestar assistência técnica e administrativa a estas individualidades depois da cessação de funções.

Trata-se de Alberto Joaquim Vicente e Sónia Grece Chaúque, empossados para os cargos de director e directora adjunta deste órgão, respectivamente. A cerimónia, havida em Maputo, contou com a presença dos das Ministras da Administração Estatal, Carmelita Namachulua, e da Função Publica, Vitoria Diogo. Falando na ocasião, Aires Ali disse que, no âmbito das suas atribuições, o GADE, um organismo especializado no processamento de assuntos referentes aos direitos e regalias dos dirigentes superiores do Estado, vai providenciar assistência técnica e administrativa fazendo cumprir a legislação de forma uniforme.

“A experiência adquirida com a implementação da legislação sobre esta matéria levou o Governo a criar este organismo especifico que vai concentrar num único órgão todo o trabalho inerente aos direitos e regalias dos dirigentes do Estado que, ate agora, encontravam-se dispersos por vários organismos do Estado”, disse Ali. Segundo o Primeiro-Ministro, cabe também ao GADE tratar da providencia, pelos organismos competentes, de recursos necessários para o cumprimento das normas estabelecidas para a boa gestão do património que estará a disposição dos gabinetes de trabalho e residências protocolares dos Antigos Presidentes da Republica.

A expectativa do Governo, segundo Aires Ali, é que este gabinete resulte uma nova dinâmica e maneira de lidar com estes assuntos cuja natureza exige enorme responsabilidade, criatividade, entender cada caso e procurar identificar as melhores soluções para as situações que forem colocadas. O GADE, que é um órgão do Ministério da Administração Estatal, foi criado em Outubro de 2009, por decreto do Conselho de Ministros. Antes, estes serviços eram prestados por um departamento no mesmo Ministério.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!