Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PM de Portugal vem a Moçambique com cerca de 50 empresários

O Primeiro-Ministro português, José Sócrates, que efectua de 3 a 5 de Março próximo uma visita a Moçambique, inclui na sua comitiva cerca de 50 empresários, para além de se fazer acompanhar por “cinco a seis ministros”.

Fonte ligada aos preparativos da visita, que já está a apaixonar alguns sectores em Maputo, frisou, no entanto, que o programa da visita ainda está a ser preparado, mas sabe-se que terá “uma grande componente económica”, estando previsto para o dia 4 um seminário económico, destinado a empresários portugueses e moçambicanos. No mesmo dia, segundo a mesma fonte, José Sócrates deverá ir a Songo, província de Tete, onde fica a barragem de Cahora Bassa.

Portugal assumiu com Moçambique a criação de um Fundo de Apoio ao Investimento (de 90 milhões de euros) aquando do processo de transferência da barragem para o Estado moçambicano. O fundo não foi ainda criado, mas vai estar operacional em breve. Além de encontros com o Presidente da República de Moçambique, Armando Guebuza, e com o Primeiro-Ministro, Aires Ali, José Sócrates deverá também reunir-se com deputados na Assembleia da República.

No último dia da visita, inaugura na Escola Portuguesa de Maputo oito salas de ensino pré-escolar, disse a mesma fonte. Fonte do gabinete de José Sócrates adiantou ainda que está prevista a assinatura de memorandos de entendimento, destinados ao reforço das relações entre os dois países, e de acordos na área da Cultura.

Na área económica, é dado destaque ao sector das energias renováveis. Sempre frisando que o programa de José Sócrates não está ainda “fechado”, a fonte disse que o Primeiro-Ministro português deverá também inaugurar o Centro de Dia do Projecto Mães de Mavalane, um complexo escolar e de apoio social em Maputo, que é desde há muito apoiado pelo Governo português. José Sócrates terá ainda contactos com a comunidade portuguesa em Maputo, onde a cantora Mariza dará um espectáculo, no âmbito da visita de Sócrates.

Armando Guebuza deverá visitar também Portugal ainda no primeiro semestre deste ano, provavelmente no final de Abril. O Presidente moçambicano qualifica de “excelentes” as relações entre Portugal e Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!