Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pitersburgo eleito presidente do CNJ

Oswaldo Pitersburgo, candidato da Organização da Juventude Moçambicana, foi eleito hoje Presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), no decurso da 4/a Assembleia-geral daquele fórum de associações juvenis de Moçambique, realizada no distrito de Gondola, província central de Manica.
Pitersburgo, que concorreu sozinho, venceu as eleições com 105 votos, que corresponde a 97.2 por cento.
Na sala, segundo dados apurados pela AIM junto da Comissão Eleitoral estavam presentes 108 delegados com direito a voto, dos quais três votaram em branco.
A Comissão Eleitoral foi presidida pelo director da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo, António Munguambe, Participam no evento 133 delegados, sendo três por cada uma das 11 províncias existentes em Moçambique, e os restantes representantes de organizações juvenis de com cobertura nacional.
Deste numero, 25 abdicaram do seu direito, ausentando-se da sala onde decorria a votação.
O Presidente eleito disse no seu discurso que venceu uma lista que pretende ser inclusiva e devolver o CNJ a todos os jovens moçambicanos, desde o anónimo ao associado, pois haverá mais espaço para os jovens.
“Temos a consciência de que há muitos desafios por enfrentar. Temos a noção de que a fasquia colocada ao novo elenco e’ muito alta e a expectativa é muito grande. O nosso compromisso é colocar a juventude como agenda nacional e prioridade na formação em Moçambique” referiu Pitersburgo.
Durante a sua campanha eleitoral, Pitersburgo comprometeu-se a elevar a capacidade do CNJ e adoptar políticas públicas que beneficiam a juventude, promover a capacidade das associações juvenis para que possam responder aos desafios existentes, bem como assegurar com imparcialidade a participação dos jovens nos fóruns de decisão a nível nacional.
Uma das grandes apostas de Pitersburgo é profissionalizar o CNJ, transformando este fórum numa instituição pública.
Pitersburgo salientou que a sua direcção, cujo mandato e’ cinco anos à luz dos novos estatutos aprovados no decurso desta sessão, será baseado nos princípios de imparcialidade, criatividade, isenção, entre outros.
“Para tal, pensamos ser necessário fortalecer o papel do CNJ na coordenação das associações, e nesse sentido vamos introduzir a conferência anual da juventude para auscultação junto da juventude” referiu.
Por seu turno, Eduardo Munhequete, presidente cessante, agradeceu a ajuda que lhe foi concedida ao longo dos quatro anos do seu mandato.
Munhequete desejou sucessos ao novo elenco e pediu o empenho de todos na edificação do CNJ. Se precisarem da nossa ajuda, não hesitem em procurar por nós, pois estaremos sempre disponíveis.
Estamos comprometidos com a causa juvenil” referiu.
Oswaldo Pitersburgo nasceu a 22 de Abril de 1984, no distrito de Milange, província da Zambézia, no centro do País, tendo passado a sua infância na cidade de Quelimane.
Ele graduou-se em 2006, em ciências sociais no Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM).
O presidente eleito foi membro dos Continuadores de Moçambique. Em 2004 Assembleiafundou o Núcleo de Estudantes de Ciências Sociais, no qual assumiu a presidencia. É membro da OJM, da Federação Desportiva do Ensino Médio e Superior, faz parte do Observatório Juvenil, ponto focal suplente da Juventude no Mecanismo Africano de Revisão de Pares indicado pelo CNJ.
Actualmente, Pitersburgo é consultor da Global Survey Corporation.
Com a eleicao do novo presidente, terminou a 4/a sessão ordinária da Assembleia-geral do CNJ iniciada na última sexta-feira.
O evento foi marcado pela aprovação por unanimidade dos Estatutos deste fórum de associações juvenis, bem como com a aprovação do relatório de contas e de actividades do elenco cessante.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts