Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Luís Covane lança semana nacional da cultura

O Vice-ministro da Educação e Cultura, Luís Covane,lançou  em Maputo, a Semana Nacional da Cultura, uma cerimónia que teve lugar na Escola Secundária Eduardo Mondlane, e que foi antecedida por uma jornada de limpeza ao local onde está a estátua do Arquitecto da Unidade Nacional.
Falando na ocasião, Covane disse que a semana da cultura constitui uma oportunidade para mobilizar e consciencializar os moçambicanos para, através das manifestações artísticas, transmitir os valores e mensagens de importância para a educação e formação moral dos jovens, bem como da sociedade em geral.
“É pois no quadro de esforços que o governo de Moçambique tem vindo a realizar, para a materialização dos planos e programas de acção para a área da cultura, que esta semana abre um espaço maior para ampla troca de ideias e de experiências que contribuam para um diagnóstico da actividade cultural”, disse Covane.
A II Conferência Nacional da Cultura é, segundo Covane, momento impar de reflexão e debate nacional sobre o percurso que todos os moçambicanos fizeram desde a última conferência havida em 1993.
No acto lançamento da semana nacional da cultura, muito concorrida por alunos daquele estabelecimento de ensino, Covane destacou o valioso contributo de Eduardo Mondlane na luta pela libertação do país conquistada em 1975.
O ano 2009 foi, segundo o titular da pasta da educação e cultura, declarado Ano Eduardo Mondlane, momento de reflexão sobre os feitos heróicos deste Grande Filho da Pátria Moçambicana que foi e é fonte de inspiração para todos os moçambicanos.
Desta feita, ao recordar Mondlane, segundo Covane, os moçambicanos estão a exaltar os valores nobres como de autoestima, patriotismo e heroicidade que ele evidenciou e legou à pátria.
O ministro disse, por outro lado, que o movimento cultural a preencher a semana da cultura no país proporcionará ainda momentos lúdicos e oportunidades de divulgação e conhecimento da vasta gama de manifestações de arte e cultura, entre elas o artesanato, o cinema, a dança, o teatro e a literatura, bem como visitas aos locais do património cultural.
A cerimónia de lançamento da semana nacional da cultura foi marcada pela presença de pessoas de ligadas a cultura, entre eles o director nacional da cultura, Domingos Artur, os heróis da luta de libertação, Marcelino dos Santos, Gabriel Simbine entre outros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!