Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pirataria marítima alcançou seu maior nível em 2009

O número de atos de pirataria marítima chegou a seu maior nível em seis anos em 2009, com ataques mais violentos, especialmente nas costas da Somália, segundo o Escritório Marítimo Internacional (BMI) com sede em Kuala Lumpur.

No total, 406 casos de pirataria e roubos a mão armada no mar foram registrados no an o passado, 39% a mais em relação aos 293 de 2008, afirmou o BMI em seu informe anual. Esta cifra é, no entanto, inferior aos 445 ocorridos em 2003.

Em 2009, 49 barcos foram sequestrados por piratas e 120 alcançados por disparos. Houve 84 tentativas de ataques. No total, 1.052 tripulantes foram sequestrados, dos quais 68 ficaram feridos e oito morreram. Mais da metade dos casos – 217 – são atribuídos a piratas somalis, contra 11 no ano anterior.

Os demais atos de pirataria foram registrados nas costas da Nigéria (28), da América Latina (37), de Bangladesh ou no sudeste asiático.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!