Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pior problema das PME’ s moçambicanas é de gestão

Contrariamente ao que se podia pensar, o pior problema que afecta as pequenas e médias empresas (PME’s) em Moçambique não é de carácter financeiro, mas o de gestão. Segundo a Directora do Instituto para Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Odete Tsamba, as pequenas e médias empresas no país têm todo o tipo de problemas, mas o mais grave é o de gestão.

Falando, momentos depois do início de um workshop sobre a preparação de projectos industriais através de um programa informático designado COMFAR, Tsamba disse que a utilização do programa COMFAR por parte das PME’s pode ajudar a limar este problema. Trata-se de um software que permite a visualização e avaliação da rentabilidade de um projecto, considerando as diversas componentes de gestão, contribuindo para a redução dos níveis de desperdício.

A utilização desta tecnologia não é comum no seio das PME’s no país, mas autoridades moçambicanas estão interessadas com a sua massificação. “As empresas precisam de visualizar a sua saúde financeira… e este programa ajuda nisso”, disse Tsamba. Contudo, os beneficiários do workshop sobre esta tecnologia, realizado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), são, na sua maioria, técnicos do Estado, afectos ao IPEME e ao Instituto para a Pesca de Pequena Escala.

As autoridades moçambicanas ainda não conhecem o número total de PME’s existentes no país, estando ainda a realizar uma classificação deste tipo de empreendimentos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!