O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu, no primeiro trimestre de 2010, em cerca de 9,5%, contra 7% do PIB registado no anterior período de 2009, ou seja, entre os meses de Setembro a Dezembro últimos, com a Agricultura a contribuir no crescimento com 11,9%, segundo dados preliminares avançados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
No global, o desempenho da actividade económica no período em análise foi atribuído, em primeiro lugar, ao sector primário, que cresceu 10,8%, impulsionado pela Agricultura, que cresceu em 6,2% no quarto trimestre de 2009, de acordo igualmente com o INE.
Entre os sectores que compõem o PIB, a Agricultura, com um peso de 26%, é o sector que mais contribuiu na economia no I trimestre 2010, sector produtivo que no IV trimestre de 2009 contribuiu com 14,2%, o que representa um aumento na participação do mesmo no I trimestre em 11,8%.
Seguem-se os sectores da Indústria Transformadora e os Serviços de Comércio e Reparação, ambos com uma contribuição para o PIB na ordem dos 12%, contra 10% da contribuição dos Transportes e Comunicações e 7% dos serviços de arrendamento de imóveis e serviços prestados às empresas.