Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PIB cresce 6,8% no terceiro trimestre de 2012

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu no terceiro trimestre de 2012 em cerca de 6,8%, situação que representa uma desaceleração de 1,3 ponto percentual face ao trimestre anterior e 40 pontos base relativamente ao trimestre homólogo de 2011.

A expansão da actividade económica no trimestre em análise foi sustentada pelo sector primário que cresceu em 11,2%, contra 7,4% no trimestre anterior, reflectindo a contribuição do ramo da indústria extractiva que, apesar de ter observado uma ligeira desaceleração em relação ao trimestre anterior, voltou a ser o sector mais dinâmico no período em análise.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) que revela a informação avança que o sector registou uma expansão, em termos anuais, de 42,2%, após 54,0% no trimestre anterior e 32,1% em igual período de 2011.

A dinâmica do PIB no trimestre em análise reflectiu, igualmente, a contribuição do sector terciário que cresceu em termos anuais em 6,6%, impulsionado pelo ramo dos transportes e comunicações, com uma expansão de 12,0%, no trimestre em referência, equivalente a uma desaceleração quando comparado com o trimestre anterior.

Confiança empresarial

Entretanto, a confiança empresarial referente ao mês de Novembro de 2012 continuou com a sua tendência crescente iniciada em Julho de 2012, reflectindo a avaliação favorável das perspectivas de procura que, mais uma vez, superaram as apreciações negativas da perspectiva de emprego no mesmo período.

Em termos sectoriais, a percepção positiva do clima económico foi influenciada pela expectativa positiva dos sectores de alojamento e restauração, dos serviços de transportes e da produção industrial, bem como do sector de construção, que em conjunto superaram a avaliação negativa da confiança dos empresários do sector do comércio e outros serviços não financeiros.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!