Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petromoc assina acordos no valor de 951 milhões de Euros

A empresa Petróleos de Moçambique, Petromoc, assinou na última sexta-feira, em Maputo, acordos de financiamento e assistência técnica de projectos avaliados em 591 milhões de Euros (cerca de 24.5 biliões de meticais).

Os acordos foram firmados com o African Investment Fund, dos Estados Unidos e a TRANSGAZ, da Rússia. A luz dos acordos ora rubricados, o Fundo de Investimento Africano vai comparticipar no financiamento da construção de um pipeline de 650 quilómetros entre Moçambique e África do Sul e das obras de reabilitação dos armazéns da Petromoc em Maputo (sul), Beira (centro) e Nacala (norte).

Enquanto isso, caberá a TRANSGAZ prestar assistência técnica à Petromoc, para a implementação dos projectos definidos no âmbito da estratégia de expansão da empresa. De acordo com Nuno de Oliveira, administrador delegado da Petromoc, “estes acordos integram-se na estratégia da Petromoc de elevar a sua capacidade de abastecimento interno e de expansão da empresa para mercados da África Austral”.

Nuno de Oliveira sublinhou que através do pipeline com ponto de partida no Porto da Matola, província de Maputo, a África do Sul terá uma segunda fonte de trânsito das suas importações de combustíveis, além do Porto de Durban, na África do Sul, que actualmente se encontra no limite da sua capacidade.

Com relação a reabilitação dos armazéns da Beira e de Nacala, o administrador da Petromoc explicou que o objectivo é aumentar a capacidade de condicionamento de combustível em trânsito para os países sem acesso ao mar, que fazem fronteira com Moçambique nas regiões norte e centro. Petromoc é a maior companhia de distribuição de combustíveis em Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!