Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petróleo fecha em alta em Londres e Nova York

Os preços do petróleo terminaram em alta esta segunda-feira em Londres e Nova York, num mercado que tentou manter o impulso gerado pelos dados de emprego nos Estados Unidos, apesar da instabilidade do dólar.

No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em abril fechou a 81,87 dólares, em alta de 37 centavos com relação à sexta-feira. No InterContinentalExchange de Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com o mesmo vencimento ganhou 58 centavos, fechando a 80,47 dólares. “O mercado evoluiu em uma margem bastante ampla durante o dia, muito sensível ao que acontecia com o dólar”, observou John Kilduff, do Round Earth Capital.

A moeda americana teve uma sessão irregular frente ao euro, em um mercado que continua avaliando a situação das finanças da Grécia, assim como as soluções propostas para enfrentar o problema na zona euro. O barril de WTI avançou cerca de dois dólares no dia e acentuou seu aumento pouco antes do fechamento do Nymex. “Existem elementos básicos para estes níveis de preços e para preços mais elevados”, estimou John Kilduff.

O mercado lutou assim para manter o impulso dado pelo informe mensal sobre emprego nos EUA publicado na sexta-feira, menos negativo que o previsto, graças a um número de desempregados menor do que se esperava. Estes números sugerem “melhorias iminentes na economia”, afirmou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

O otimismo dos investidores também foi sustentado pelo apoio dado à Grécia pela Europa. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou no domingo que os Estados da zona euro respeitarão seus compromissos em relação à situação financeira da Grécia. Na sexta-feira, o Parlamento grego aprovou um plano de austeridade destinado a organizar as finanças públicas.

O ponto negativo, entretanto, foi causado pelos “temores durante o fim de semana com relação aos bancos chineses e ao crédito”, lembrou Phil Flynn, da PFG Best Research, se referindo às informações que circulam entre os operadores do mercado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!