Os preços do petróleo dispararam esta terça-feira em Nova York, ganhando quase dois dólares graças ao enfraquecimento do dólar. No New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de ‘light sweet’ para entrega em março fechou a 73,75 dólares, um aumento de 1,86 dólar em relação ao fechamento de segunda-feira. “A taxa de câmbio” foi o principal motor do mercado, explicou Antoine Halff, do Newedge Group.
O euro chegou a superar 1,38 dólar nesta terça-feira. O recuo da moeda americana favorece os investidores que possuem outras divisas. “O mercado ficou travado quando o dólar ganhou força em relação ao euro”, lembrou Andy Lipow, da Lipow Oil Associates.
O barril de petróleo chegou a perder seis dólares em três dias, antes de iniciar uma recuperação segunda-feira. “Muitos atores do mercado estão preocupados com o déficit orçamentário da Grécia e das economias espanhola, portuguesa ou de outros países da zona euro”, comentou Lipow.
No entanto, segundo o analista, os investidores se mostraram “otimistas” nesta terça-feira quanto à capacidade do governo grego de controlar seu déficit. Os dirigentes da União Europeia se reunirão quinta-feira em cúpula extraordinária em Bruxelas para conversar sobre a crise econômica e a perservação do modelo social europeu. O mercado está se preparando para a publicação dos estoques semanas de petróleo nos Estados Unidos, prevista para esta quarta-feira.