Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Unasul oferece 300 milhões de dólares para reconstrução do Haiti

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) resolveu esta terça-feira em Quito criar um fundo de até 100 milhões de dólares e pedir ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um crédito de mais 200 milhões para apoiar a reconstrução do Haiti, após o terremoto do dia 12 de janeiro.

O organismo, que fez uma cúpula extraordinária com a participação do presidente do Haiti, René Preval, decidiu promover ações conjuntas para canalizar a ajuda humanitária e impulsionar trabalhos de reconstrução mediante um plano coordenado com o governo haitiano.

Nesse contexto, os doze membros da Unasul decidiram em consenso criar um fundo de cerca de 100 milhões de dólares para financiar obras nos setores viário, agrícola e da sáude, com contribuições que dependerão do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país.

Mesmo assim, solicitarão ao BID um empréstimo de até 200 milhões de dólares a longo prazo, que será “garantido e assumido” pela Unasul. As nações sul-americanas tomaram essas decisões depois de aprovarem uma proposta neste sentido do presidente peruano, Alan Garcia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!