Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Petróleo cai em Londres e NY após previsões da AIE sobre demanda

Os preços do petróleo sofreram uma forte queda nesta segunda-feira, depois que a Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para baixo sua previsão para a demanda mundial de cru em 2009.

Na New York Mercantile Exchange (Nymex), o barril de West Texas Intermediate (designação do “light sweet crude” negociado nos EUA) para entrega em maio perdeu 2,19 dólares, fechando a 50,05 dólares, tendo chegado a 48,84 dólares durante a sessão.

Na InterContinental Exchange de Londres, o barril de Brent do mar do Norte com o mesmo vencimento recuou 1,92 dólar, cotado a 52,14 dólares. “Os operadores reagiram às previsões da AIE, que reduziu mais uma vez suas estimativas da demanda mundial em um milhão de barris diários”, explicou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

Segundo a AIE, a demanda mundial deve cair a 83,4 milhões de barris diários (mbd) este ano, em média, um recuo total de 2,4 mbd – seu nível mais baixo desde 2004. Se as previsões da AIE, que representa os interesses dos países consumidores industrializados, se concretizarem, a contração do consumo seria semelhante à do começo dos anos 80.

“Os preços evoluem em função da opção dos operadores de se concentrar nos fundamentos do mercado ou sobre as esperanças de reativação” econômica, acrescentou Fitzpatrick.

“A única coisa que podemos dizer com certo grau de certeza é que a economia parece que vai continuar se deteriorando, provavelmente um pouco mais devagar”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!