Em Nampula, o sector da Agricultura prevê uma enorme redução dos efectivos de suínos no próximo ano em consequência do surto da doença de peste suína africana que continua a afectar alguns distritos do interior da província, principais produtores daquela espécie.
De acordo com fontes governamentais, a carne bovina irá, igualmente, sofrer um decréscimo no sector privado devido, alegadamente, ao abate das vacas reactro -positivas à tuberculose.
Os serviços provinciais de pecuária prevêem uma produção de apenas 10 toneladas de carne suína, no presente ano, contra mais de 37 toneladas de 2010.
Enquanto em relação à carne bovina, os dados oficiais apontam para uma produção de 80 toneladas, quantidade que poderá vir a reduzir, no próximo ano, para apenas 50 toneladas no sector privado. No sector familiar, a situação é considerada, igualmente, crítica.
Entretanto, não foi revelado o número exacto dos animais mortos, devido a estes surtos , mas o governo afirma que a situação está a prejudicar os criadores.