Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pesquisas mostram indefinição do resultado eleitoral na Grécia

O resultado dumas eleições, próximo mês, que podem decidir se a Grécia permanece ou não no euro ainda era incerto, esta Quarta-feira, depois de as pesquisas indicarem os partidos pró e contra um socorro financeiro ao país empatados ou muito próximos uns dos outros.

Das três sondagens divulgadas, uma mostrou empate entre os maiores partidos pró e contra o resgate, o Nova Democracia (ND) e o Syriza.

Outra coloca o ND à frente e uma terceira sugere que o partido de esquerda Syriza venceria as eleições, se elas ocorressem agora.

As previsões contraditórias deverão inquietar os mercados e os políticos que temem que a vitória do partido radical Syriza force a saída da Grécia da moeda única.

O Syriza afirma que quer permanecer no euro, mas opõe-se às medidas de austeridade prescritas ao país.

Preocupados com o crescimento da dívida noutros países da zona do euro, como Espanha e Portugal, algumas autoridades europeias temem que uma saída desordenada da Grécia deflagre um efeito dominó, minando a confiança na moeda única no momento em que o bloco enfrenta dificuldades para defender a sua credibilidade.

A Grécia foi forçada a convocar a votação a 17 de Junho depois de as eleições parlamentares de 6 de Maio terem dividido por igual o Parlamento entre grupos de partidos que apoiam e os que opõem-se às medidas de austeridade condicionadas ao pacote de resgate de 130 biliões de euros aprovado com os credores em Março.

O fracasso subsequente de qualquer partido em formar um governo de coligação que funcionasse e o sucesso do Syriza, que ficou em segundo lugar, repercutiram na Europa e colocou em revisão o futuro da Grécia na moeda única.

A pesquisa mais recente desta Quarta-feira, feita para o jornal semanal Pontiki, mostrou empate no apoio ao Syriza e ao partido pró-resgate Nova Democracia, com 24,5 por cento.

Antes, no entanto, uma pesquisa feita pelo VPRC para a revista Epikaira, indicou o Syriza à frente com 30 por cento dos votos, deixando o partido ND em segundo lugar, com 26,5 por cento dos votos.

Para confundir ainda mais as coisas, outra sondagem do instituto de pesquisas GPO divulgada, esta Quarta-feira, mostrou o ND à frente, com 23,4 por cento, e o partido esquerdista Syriza, anti-resgate financeiro, atrás, com 22,1 por cento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!