Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… se podes procurar ajuda no centro de saúde para engravidar

Tina, eu quero engravidar mas não consigo. Queria saber se posso procurar ajuda no centro de saúde. Já estive grávida, mas perdi o bebé quando tinha 15 anos. Agora tenho 21.

Minha querida, a boa notícia é que tu tens apenas 21 anos, o que significa que tens ainda muitos anos de vida para identificar e resolver qualquer proble- ma relacionado com a tua saúde reprodutiva.

Mas para começar, é importante clarificar que, primeiro, o teu caso pode não ser um caso necessariamente de infertilidade e; segundo que a infertilidade não é um PROBLEMA DAS MULHERES, mas um proble- ma que afecta tanto homens como mulheres.

A dificuldade de conceber tem várias causas, que podem estar associadas ao facto de tu não conheceres o teu período, de teres períodos menstruais irregulares (menstruação que aparece de forma anormal, por exemplo, às vezes vem duas vezes num mês, outras vezes não aparece), ou a problemas hormonais mais complexos.

Mais ainda: se já perdeste um bebé no passado, isso foi resultado de um aborto induzido ou espontâneo, também pode influenciar a tua capacidade de conceber.

A minha sugestão é que, primeiro, conheças o teu ciclo menstrual muito bem (para isso, podes procurar ler sempre esta coluna e outras edições da coluna na página da Internet), para saberes exactamente quando é que estás fértil.

A segunda sugestão é que consultes um/a médico/a ginecologista para que este/a te possa examinar, verificar se tiveste alguma lesão ou infecção, ou se há problemas com as tuas trompas (onde se produzem os óvulos das mulheres) para que te recomende tratamento no caso de identificar problemas.

Não percas a esperança. Ao mesmo tempo, não tenhas pressa porque ainda és jovem e tens ainda uma vida por viver.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!