Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina… se podes fazer sexo desprotegido com tua esposa que faz planeamento por injecções

Pergunte a Tina... sobre as vantagens e desvantagens da gravidez fora do útero

Boa noite. A minha dúvida é a seguinte: a minha esposa está a fazer planeamento familiar usando a injecção trimestral. Mas depois ela fica os três meses sem ver o período, isto é, a menstruação. Gostaria de saber se manter relações sexuais desprotegidas pode engravidar.

Querido leitor, é importante e salutar quando os homens procuram informação sobre a saúde sexual e reprodutiva das sus parceiras. A tua pergunta tem toda a razão de ser. O método anticonceptivo injectável é um dos mais usados no nosso país.

Ele é injectado na nádega ou no braço, com a intenção de inibir por completo o ciclo menstrual. Todavia, esta inibição não acontece automaticamente, pode levar alguns meses ou anos até que a mulher deixe de ver a menstruação por completo. Diz a literatura medica que enquanto algumas mulheres podem ficar sem ver a menstruação, outras têm períodos irregulares.

O que é importante saberes é que o contraceptivo injectável tem o mesmo efeito que as pílulas, porque a injecção impede que haja ovulação, isto é, que o óvulo saia dos ovários para ser fecundado no útero.

Assim sendo, enquanto ela estiver a tomar as injecções de forma correcta, não irá engravidar. Se ela alterar a toma da injecção, por exemplo falhar a rotina trimestral, é seguro que usem o preservativo até que, por recomendação médica, ela saiba se já não engravidará, com toda a segurança.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!