Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunte a Tina se o teu amigo seropositivo pode fazer filho com uma mulher não infectada

Olá Tina. Sou o Dr. Vino. Tenho um amigo seropositivo e ele namora com alguém que não está infectada e, um dia numa conversa ele falou-me em fazer um filho, e isso preocupa-me; às vezes penso em denunciá-lo para evitar o pior. O que faço? Por favor, ajuda-me.

Olá Vino. Pelo teu tom, percebo que estás preocupado com o teu amigo. O que não percebi é se o teu amigo sabe ou não que a sua parceira é seropositiva. Mas isso não importa agora. A primeira coisa que gostaria de te dizer é que, na minha opinião, o estado de saúde de uma pessoa, a não ser que ela nos dê permissão, é seu assunto pessoal. Eu não creio que seja correcto que sejas tu a divulgar ao teu amigo.

O meu conselho seria que tu conversasses com a namorada dele, se vocês forem amigos, e saber dela se ela já contou ao teu amigo sobre o seu estado, e talvez possas ajudá-la a abrir-se, se ela não tiver feito isso. Em segundo, que cada vez nos apercebamos de que não há nada de especial ou de assombroso em ser seropositiva. O VIH é um vírus que ainda não tem cura, e quanto mais pudermos evitar melhor, mas isso não significa que as pessoas deixam de ser o que elas sempre foram, no que diz respeito à sua personalidade.

As pessoas com o vírus do VIH concebem e parem filhos saudáveis. Para isso acontecer pede-se opinião e ajuda de um/a médico/a ginecologista para realizar uma reprodução assistida. Este/a irá aconselhá-los sobre o melhor método de prevenção para evitar a contaminação e do bebé. A isto chama-se Prevenção da Transmissão Vertical ou de mãe para filho.

Sugiro, em resumo que: a) converses com a parceira do teu amigo, e não com ele; b) que proponhas que, se quiserem fazer o teste juntos, que se desloquem a uma Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde; c) se quiserem engravidar, procurem visitar um ginecologista-obstetra, e d) enquanto aguardam recomendação médica, não deixem de usar o preservativo em todas as suas relações sexuais. Fazes muito bem em ajudar, mas tenta não prejudicar a relação dos dois.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!