Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…se ele é seropositivo posso ter um filho sem HIV?

Boa tarde, Tina tudo bem? Eu gostava de saber quais os riscos que uma pessoa seronegativa pode correr ao fazer um filho com uma seropositiva? É porque eu e o meu namorado estamos a pensar em ter um filho.

Olá minha querida. Parabéns pela vossa coragem e determinação de ficarem juntos nas circunstâncias em que se encontram. Uma infecção pelo HIV é para mim uma infecção crónica e transmissível, e isso é o mais importante para vocês saberem, o resto são invenções sociais que aumentam a descriminação entre as pessoas.

Mas há formas 1) de prevenção da transmissão do HIV, utilizando o preservativo feminino ou masculino e 2) de prevenção do SIDA (que é o estado em que o corpo perde a capacidade de lutar contra o HIV) que vivendo de forma positiva, como se diz (viver uma vida saudável, comer bem, repousar, tomar vitaminas recomendadas pelo/a médico/a).

Em primeiro lugar tens que saber que as chances de uma mulher grávida contaminar a criança ainda no útero é um facto, e acontece com aquelas mães que não sabem do seu estado, não estão informadas, e por isso não fazem o tratamento. A isso chama-se transmissão vertical. Entretanto, em Moçambique é OBRIGATORIO em todas os hospitais, postos e centros de saúde fazer o teste do HIV as mulheres que vão ao Pré-natal Assim, quanto mais cedo a mulher inicia o seu Pre-natal, mais cedo também poderá aderir ao programa de Prevenção da Transmissão Vertical (chamam de PTV).

O médico ou outro agente de saúde vai informar a mulher quais são as suas opções de tratamento. O tratamento anti-retroviral é a única saída e pode ser feito durante a gravidez e parto (portanto, administrar ao bebé imediatamente após o nascimento). Força para vocês, e não façam nada sem consultar um/a medico/a.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!