Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina… É possível a pessoa ficar grávida estando perto dos seus dias de menstruação?

Eu preciso de uma ajuda. Acho que estou grávida mas não tenho a certeza. É possível a pessoa ficar grávida estando perto dos seus dias de menstruação? A minha menstruação veio a última vez no dia 15/02. Jennifer

Olá querida! Primeiro dizer que devias ter pensado muito bem antes de iniciares a tua vida sexual, corres um grande risco se por acaso estiveres grávida, porque o teu corpo ainda está em fase de crescimento e podes ter sido contaminada com alguma ITS, visto que não usas preservativos. Existem vários factores que devem ser avaliados antes de iniciarmos a nossa vida sexual, e quanto menos cedo a iniciarmos melhor será para nós.

Quanto à questão dos dias férteis (dias em que a mulher tem maior probabilidade de engravidar) variam de mulher para mulher, porque cada uma tem um ciclo menstrual diferente. Umas têm um ciclo regular que varia de 26 a 32 dias enquanto outras têm ciclos irregulares que podem ficar até 3 meses sem menstruar.

Portanto, é necessário que saibas quantos dias o teu ciclo tem, para que possas saber quais são os teus dias férteis. O que tu e o teu namorado fizeram chama-se coito interrompido (quando o homem ejacula fora da vagina), porém, não é uma forma segura para se evitar uma gravidez, visto que ele pode ter iniciado a ejaculação dentro da vagina sem que ele mesmo se tenha apercebido.

Tu e o teu namorado devem conversar com a tua mãe ou alguém da tua família que seja mais velha, explicar a tua situação e juntos dirigirem-se a unidade sanitária mais próxima para uma consulta médica. A enfermeira pode confi rmar se estás grávida e mesmo fazer o teste de HIV ou ITS´s. Como digo sempre, é melhor prevenir e usar o preservativo sempre para prevenir as gravidezes, ITS´s e mesmo o HIV. Minha querida, Cuida-te.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!