Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina: uma pessoa seropositiva pode fazer filhos?

Pergunta a Tina: sexo oral prejudica a saúde ou não?

Bom dia mana Tina gostaria de saber se uma pessoa seropositiva pode fazer filhos, é que tenho uma amiga nessas condições?

Olá minha querida, não fique aflita. Ser seropositiva não significa que não possas gerar filhos, mas a gestante seropositiva, desde a concepção até o nascimento do bebé, e mesmo no pós-parto, deve adoptar uma série de cuidados para evitar a transmissão do vírus para o seu filho, pois há o risco da chamada “transmissão vertical”. A transmissão vertical é aquela que pode ocorrer em três momentos: durante a gestação, no parto ou durante o aleitamento do recém-nascido. Actualmente existe o tratamento de profilaxia da transmissão vertical e terapia anti-retroviral para gestantes. Se cumprires todos os passos orientados pelo profissional de saúde especializado a possibilidade de transmissão do VIH para o teu filho se reduz de 25.5% a cerca de 2%. Nestes casos é importante saber que o mais indicado é fazer-se a cesariana electiva (realizada antes do início do trabalho de parto), como modo de evitar a transmissão do HIV para o bebé. É importante também saberes que após o parto, a mãe deve se abster de amamentar o seu filho com leite materno, utilizando-se de leite do tipo “fórmula infantil”. Conversar com o teu parceiro para que juntos saibam como prosseguir mediante esta vontade de gerar um filho e juntos possam superar os desafios que virão. Dirijam-se a Unidade Sanitária mais próxima para que possam ter o devido acompanhamento nesta fase e assegurarem que o vosso filho possa vir ao mundo repleto de muita saúde e vos proporcione muitos momentos de alegria. Boa sorte.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!