Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina: uma mãe seropositiva em tratamento ou que segue o tratamento correctamente pode amamentar até quanto tempo?

Pergunta a Tina: no caso de fazeres o planeamento sem que saibas que estas grávida e fazes aborto

Olá Tina, uma mãe seropositiva em tratamento ou que segue o tratamento correctamente pode amamentar até quanto tempo? Qual é a prova idade de transmissão ao bebé? Tendo em conta que o parceiro é seronegativo e relações sexuais protegidas.

Uma mãe seropositiva que faz TARV (Tratamento Anti-RetroViral) correcta e consistentemente há mais 3-6 meses, em princípio terá uma Carga Viral Indetectável. E porque Indetectável = Intransmissível, a mãe seropositiva pode amamentar até ao tempo todo que quiser, pois não haverá nenhum risco de transmissão ao bebé. A única coisa que é preciso, é manter a Carga Viral Indetectável, pelo que é aconselhado fazer este exame laboratorial 2-3 vezes por ano.

O facto de o parceiro ser seronegativo e as relações sexuais protegidas, não tem relação com a transmissão do HIV ao bebé através do leite materno. O que é fundamental é apenas garantir que o leite materno não vai transmitir o HIV ao bebé. E a garantia disto é assegurada apenas por uma Carga Viral Indetectável. Indetectável = Intransmissível.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!