Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina… um portador de VIH pode fazer filho com uma negativa, sem infecta-la e a criança nascer sem o vírus?

Pergunte a Tina... sobre as vantagens e desvantagens da gravidez fora do útero

Olá Tina! Olha gostaria de saber se um portador de VIH pode fazer filho com uma negativa, sem infecta-la e a criança nascer sem o vírus? Peço detalhes de tal possibilidade se existir, agradeço a resposta pelo mesmo meio! Anónimo

Caro leitor, um casal seropositivo (onde ambos são portadores do VIH), ou um casal discordante (onde apenas um dos parceiros é seropositivo) pode sim ter filhos saudáveis dependendo dos cuidados que se tomam para evitar a transmissão. Em Moçambique, como em muitos países, temos informação, aconselhamento e alternativas são oferecidas aos casais discordantes. A medicina evolui bastante e já é possível encontrar métodos (um pouco complexos), mas que tem grandes chances de serem eficazes. A isto chamam de reprodução assistida. A minha sugestão é que, se ainda não estiveres a fazer o tratamento, realizes a contagem do teu CD4 para saberes se podes iniciar o Tratamento Antirretroviral (TARV). E mesmo se já tiveres iniciado o tratamento, convém mesmo assim consultar o teu medido sobre o teu estado de saúde. Estes exames são realizados nos Hospitais e Centros de Saúde em todo o País. Nessa altura, poderás consultar, na companhia da tua parceira, sobre as opções que existem para que vocês possam engravidar. É muito importante que, se ainda não o fizeste, informes a tua namorada sobre o teu estado serológico e, segundo que enquanto não tem informação clara sobre as vossas opções continuem a usar o preservativo para evitarem a transmissão do vírus.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!