Olá Tina, sou Sandra tenho 29 anos de idade, peço ajuda. Ando preocupada, em 2012 passei por uma cirurgia de retirada de miomas e cisto. Daí tive uma dor onde retiraram os tumores (miomas e cisto). Continuei com as consultas, inclusive mudei de médico à procura de segunda opinião, porque o anterior queria que eu operasse novamente. O actual mandou fazer laparoscopia e detectou endometriose, medicou-me, mas aquela dor sempre continuou, até que agora descobriu que se trata de uma infecção. A minha preocupação é: dado este tempo todo que passou, será que essa infecção vai curar na totalidade? E se quiser engravidar, isso pode influenciar negativamente na minha saúde ou na do bebé?
Olá Sandra, imagino o teu sofrimento desde tão nova. Claramente, tens um problema de saúde de difícil resolução. O diagnóstico de endometriose que referes, é a questão mais preocupante. Se realmente o diagnóstico se confirma, precisas saber que a endometriose é uma doença crónica que requere acompanhamento médico contínuo. Lamento dizer, mas precisas encarar o futuro da tua saúde com coragem e determinação, pois terás que consultar regularmente o ginecologista para acompanhamento dessa doença crónica. Infelizmente, ainda não existe cura permanente para a endometriose.
Assim sendo, não estou em posição de te ajudar mais do que os ginecologistas que já consultaste.
Talvez só um conselho: vai tomando nota, por escrito, de todas as informações relacionadas com o teu problema, como por exemplo, quando é que tens mais dores e as suas características, como decorre o ciclo menstrual, características do sangramento e outras que penses ser importante o ginecologista conhecer, para mais facilmente conduzir o tratamento. Também deves tentar saber exactamente qual a operação que fizeste há quatro anos, em 2012. Simplesmente uma cirurgia de retirada de miomas (ou seriam endometriomas?) e cisto, como referes, é uma informação que não ajuda muito. Terá sido feita uma biópsia ou exame patológico? Qual o seu resultado? Em que estágio estava a doença? O médico que fez a operação, está em posição de fornecer esta informação tão importante.
Fazer uma nova operação, é uma decisão que tem que ser muito bem pensada. Especialmente agora, quando se usam métodos cirúrgicos muito menos agressivos, a chamada laparoscopia.
Entretanto, deves evitar consumir muito álcool e café. Também o exercício físico regular, como caminhar 20 minutos todos os dias, pode ajudar.
Relativamente à dificuldade de engravidar, é muito frequente nas mulheres com endometriose.
Felizmente, muitas vezes, com tratamento adequado, conseguem conceber, com o efeito adicional de, em geral, contribuir para a melhoria da doença.
O principal problema é que ainda não dispomos de todos os recursos necessários para um diagnóstico que tem que ser efectivamente rigoroso, e do qual depende o respectivo tratamento adequado. Quase sempre, esta doença é muito difícil de tratar. Por isso, se tiveres possibilidade de fazer tratamento no estrangeiro, com mais recursos, talvez seja uma boa opção. Tudo de bom para ti, querida Sandra.