Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina se uma mulher cujo útero foi retirado ainda pode praticar relações sexuais

Olá Tina. Chamo-me Martinho. Gostaria de saber se uma mulher cujo útero foi retirado ainda pode praticar relações sexuais. E se o homem ejacular dentro, não há problema? E, se não, o que deve fazer ou que medida tomar?

Olá Martinho. Em primeiro lugar, espero que a mulher de quem falas esteja bem emocionalmente. É que a operação de retirada do útero, chamada de histerectomia, afecta as mulheres de forma muito profunda, e deixa lacunas emocionais graves.

Isto porque a remoção do útero, onde o feto cresce quando a mulher está grávida, é como se estivessem a retirar-lhe a identidade de mulher. Indo para a tua questão, eu investiguei e aprendi que não há uma resposta certa. Vamos lá.

Eu diria que sim, ela pode fazer sexo sim. Ela já não pode engravidar, mas pode contrair In- fecções de Transmissão Sexual, por isso o uso do preservativo continua a ser útil. Agora, do lado dela, pode haver alguma alteração no seu dese- jo sexual. Porquê?

Porque a remoção do útero afecta completamente a fertilidade dela, e isso influencia o desejo sexual – as mulheres quando estão férteis, sentem maior desejo sexual.

Nesse caso, ela pode não ter vontade de fazer sexo, porque não tem desejo, ou porque não está bem emocionalmente. Por mim, eu acho que deverias tentar perceber mais sobre como ela se sente, se ela deseja ou não ser tocada, acarinhada. A conversa ajuda bastante.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!