Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina o que fazer se queres fazer teste de HIV mas não tens coragem

Oi. Chamo-me Telma e estou com uma grande preocupação. Quero fazer o teste mas não tenho coragem, e estou mesmo a precisar. Tive relações não protegidas, então quero rectificar esse erro. Posso contar com a vossa ajuda? Obrigada.

Minha querida Dirce, com a nossa ajuda podes contar para te explicar o que é o teste do HIV e porque é importante fazê-lo. Mas, antes disso, quero saudar-te por teres pensado em fazer o teste como forma de saberes a tua situação de saúde.

Quero também deixar bem claro que o teste de HIV não rectifica nenhuma situação, o teste não previne a infecção pelo vírus, o que o teste faz é informar-nos sobre o nosso sero-estado (sero-negativo, ou seropositivo).

O HIV é o vírus que ataca as células defensoras do nosso corpo e o sistema imunológico encontra-se em perigo pois perde a sua capacidade de combater doenças. Assim, vale a pena fazer o teste porque este diagnóstico vai ajudar-te a tomar decisões certas sobre a tua saúde. Quero dizer que se for negativo, ficarás a saber das maneiras de manter o resultado negativo e manteres-te saudável.

Se for positivo, vais a) saber o que fazer para te manteres saudável b) saber como prevenir-te da reinfecção pelo HIV, pois as características do vírus variam de pessoa para pessoa e c) vais ser encaminhada a unidade sanitária para acompanhamento médico. Pensa apenas que saber sobre o nosso estado de saúde constitui uma arma de defesa para nós como seres humanos.

Vai logo que respirares fundo três vezes e procura uma Unidade de Aconselhamento e Testagem em Saúde, onde vais receber aconselhamento profissional. Força, minha querida!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!