Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina o que fazer se não perdes a virgindade por medo de gravidez

Olá Tina. Serei curta e directa. Tenho 14 anos, o meu namorado 18, e ainda sou virgem. Quando tentámos pela primeira vez eu quase deixava de ser virgem. O meu medo é ficar grávida, mas usamos o preservativo. O que faço? Preciso do teu conselho. Beijos, Patrícia.

Olá querida, tu só tens 14 anos e eu, desculpa julgar, acho que ainda és muito novinha. Tu só deves fazer sexo quando realmente te sentires com vontade, informação certa/correctíssima e preparação emocional.

Procura saber de tudo sobre o sexo: o que é? Quais são as consequências de fazer sexo na tua idade? Há infecções de transmissão sexual, como o HIV, que se podem tornar um grande stress para a tua vida, e atrapalhar a tua concentração na escola, minha querida.

Toma muita atenção. Agora, se decidires ceder, mesmo que eu tenha dito isto tudo, então não te esqueças disto:

1) USA O PRESERVATIVO…OBRIGA O TEU NAMORADO A USAR!

2) Conversa com uma amiga mais velha, ou se tiveres confiança, com a tua mãe ou uma tia sobre o que deves fazer para te prevenir das doenças e da gravidez indesejada.

Na tua idade, tens a escola, tens as actividades familiares e religiosas para te ocupar, e eu acho que começar a pensar na prevenção da gravidez e das ITS pode exigir muito de ti.

Em todo o caso, não deixo de dizer que para evitar a gravidez e as ITS é necessário que conheças muito bem o teu ciclo menstrual e que USES SEMPRE o preservativo.

Eu aconselho-te também a procurares as enfermeiras dos Serviços de Amigos dos Adolescentes e Jovens (SAAJ) em qualquer hospital ou centro de saúde. Lá receberás toda a informação de que tu precisas para te orientares. Cuida da tua saúde!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!