Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina o que deves fazer para te proteger das doenças de transmissão sexual

Tina, o que devo fazer para me proteger das doenças de transmissão sexual?

Olá, amigo ou amiga. A tua pergunta é tão directa que nem dá para ficar a divagar em palavras….blablabla! Mas vale a pena explicar às pessoas que não sabem o que são doenças de transmissão sexual.

De há uns tempos para cá, elas passaram a chamar-se INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL, porque realmente elas podem ser apenas infecções controláveis, e a pessoa nem sempre fica acamada, e raramente vai baixar ao hospital. Elas são infecções que se transmitem através de relações sexuais não protegidas. São variadas, têm vários sintomas e aspectos.

Algumas delas podemos senti- -las imediatamente, e outras desenvolvem-se sem nenhuma dor, cheiro ou mudança física…e só mais tarde é que descobrimos.

Às vezes numa fase muito avançada. Agora, como evitá-las? Protegendo os nossos órgãos sexuais e usando o preservativo durante o acto sexual. Existem em Moçambique preservativos femininos e masculinos, e nas zonas urbanas são muito fáceis de ser encontrados – há nas farmácias, nas clínicas, nos hospitais e centros de saúde, e até nos estabelecimentos comerciais.

Nas zonas rurais ou periurbanas, pode ser um pouco difícil mas não impossível; pode-se encontrar em alguns estabelecimentos comerciais, nas Unidades Sanitárias (Centros de Saúde, Postos de Saúde), e nas unidades de Aconselhamento e Testagem de Saúde. Continua a cuidar da tua saúde, informando-te!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!