Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina: Gostaria de saber se um casal com uma contagem baixa de CD4 pode engravidar?

Pergunta a Tina: no caso de fazeres o planeamento sem que saibas que estas grávida e fazes aborto

Gostaria de saber se um casal com uma contagem baixa de CD4 pode engravidar? Marcelino

Caro Marcelino, a contagem de CD4 é utilizada para medir a imunidade de uma pessoa. Quando a CD4 está elevada, significa que o organismo da pessoa tem boas defesas contra as infecções. Se, pelo contrário, a CD4 está baixa, a pessoa está muito vulnerável, o seu organismo tem fracas defesas, e facilmente apanha infecções.

Então, a CD4 não tem relação com o facto de se engravidar ou não. Uma pessoa seropositiva pode engravidar outra, ou ser engravidada por outro, independentemente da contagem de CD4.

O problema de engravidar quando se é seropositivo tem a ver com o risco de transmitir a infecção por HIV ao bebé que está para vir. Por isso, o que é importante é que a pessoa seropositiva faça o Tratamento Anti-RetroViral (TARV) de forma correcta e consistente para manter a sua Carga Viral Indetectável. Qualquer pessoa com HIV que tenha uma Carga Viral Indetectável não transmite o HIV a outra pessoa, mesmo fazendo sexo sem protecção, condição necessária para engravidar. Por isso se diz que Indetectável = Intransmissível (I = I).

Em resumo, para que um casal em que um dos parceiros é seropositivo ou ambos são seropositivos, para engravidar com segurança, sem que o bebé venha infectado, a única coisa necessária é que a Carga Viral seja Indetectável. Por isso, Marcelino, o que é importante é que Indetectável = Intransmissível.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!