Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina: é possivel engravidar trasando um dia depois do termino do período menstrual?

Pergunta a Tina: tranzámos sem camisinha

Bom dia Mana Tina, é possivel engravidar trasando um dia depois do termino do período menstrual? Sou Amélia.

Olá Amélia, pela forma como perguntas dá-me a entender que não conheces muito bem o ciclo menstrual. Designa-se ciclo menstrual o tempo ou intervalo entre o primeiro dia da menstruação e o dia primeira da próxima menstruação, que dura entre 21 a 35 dias. Na maioria dos casos, as mulheres têm um ciclo de cerca de 28 dias, noutras pode ser irregular. Por exemplo, se o teu primeiro dia da menstruação foi dia 18 de Abril, conta a partir desse dia e a próxima menstruação vai chegar provavelmente no dia 15 de Maio. Se assim for, então a mulher tem um ciclo regular. Durante o ciclo, acontecem quatro coisas principais:

1) a menstruação, que dura entre os dias 4º a 7º;

2) a pré-ovulação – o ovário prepara um novo óvulo para enviar ao útero para a fecundação, que ocorre logo depois da menstruação, e vai até mais ou menos os dias 12º /13º do ciclo (se for de 18 dias);

3) a ovulação – é quando o óvulo se instala no útero para a fecundação – que acontece entre os dias 13º/ 17º do ciclo

4) a pós-ovulação – que é quando o óvulo não fecundado se dissolve e com ele também a parede do útero que aguardava a fecundação, preparando-se para a próxima menstruação, que pode durar 14 dias até que a menstruação finalmente ocorra.

Assim sendo, a probabilidade de engravidares acontece entre a segunda e a terceira fase do ciclo.

Entretanto, o nosso corpo é às vezes imprevisível, e pode acontecer que até ao dia 15º ou 18º dia este óvulo ainda não se tenha desintegrado por completo. Dito isto, posso agora responder: não, um dia antes não engravidas.

Mas só podes saber se realmente estás “um dia antes” se o teu período for regularíssimo. Por isso, o melhor mesmo é prevenir, a dobrar, utilizando sempre o preservativo (não só inibis a gravidez como te prevines de doenças e Infecções de Transmissão Sexual) e adoptando um método anti-conceptivo para não engravidar.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!