Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Partido Liberal de Justin Trudeau vence eleições do Canadá com maioria absoluta

O Partido Liberal, actualmente na oposição, ganhou nesta segunda-feira as eleições gerais do Canadá e obteve a maioria absoluta, segundo as projecções da televisão pública canadiana “CBC”. Assim, o líder dos liberais, Justin Trudeau, vai-se tornar no próximo primeiro-ministro do Canadá.

Trudeau é filho do ex-primeiro-ministro e também líder dos liberais, Pierre Trudeau. As projecções indicam que o Partido Liberal irá obter mais de 180 deputados. A maioria absoluta na Câmara Baixa do parlamento canadiano é de 170 deputados.

O Partido Conservador ficaria no segundo lugar, com cerca de 100 cadeiras, seguido pelo social-democrata Novo Partido Democrático (NPD), com 35. A ampla vitória dos liberais é uma surpresa. O partido foi o grande derrotado nas eleições anteriores, em 2011, quando obteve o pior resultado da sua história com apenas 34 deputados.

No início da campanha eleitoral, os liberais situavam-se em terceiro lugar nas sondagens de intenção de voto, atrás do NPD e do Partido Conservador.

O resultado também é uma clara rejeição ao Partido Conservador e ao actual primeiro-ministro Stephen Harper, que governou o Canadá durante quase uma década, mas só obteve a maioria absoluta nas eleições de 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!