Com objectivo centrado na necessidade de consolidar “as excelentes relações de cooperação bilateral” entre os dois paises, os parlamentos de Moçambique e da Itália pretendem criar uma “liga parlamentar de amizade”.
Segundo foi anunciado esta semana em Maputo pela Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, e pelo embaixador da Itália em Moçambique, Carlo Lo Cascio, os dois parlamentos ainda vão discutir a forma de funcionamento da liga.
Verónica Macamo enfatizou terem ficado felizes com as conversações que efectuaram, revelando que o embaixador italiano reiterou a disponibilidade do seu País em continuar a apoiar o desenvolvimento de Moçambique, não apenas na área parlamentar. Por seu turno, Carlo Lo Cascio anunciou que para a concretização da iniciativa um grupo de parlamentares italianos vai visitar Moçambique brevemente.
O Embaixador Italiano considerou ainda “altíssima” a qualidade das relações entre Moçambique e Itália. A Itália faz parte do G-19, grupo de dezanove países que apoiam o Orçamento Geral do Estado Moçambicano. No caso particular da Província de Sofala, a Itália figura da lista dos parceiros estratégicos no âmbito da assistência técnica, assim como para o financiamento e fornecimento de material para as actividades de funcionamento e projectos de investimento.