Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

16 candidatos da sociedade civil para 4 lugares na Comissão de Eleições de Moçambique

A Comissão ad hoc criada pela Assembleia da República para coordenar a selecção dos membros da sociedade civil que deverão ocupar as quatro vagas na Comissão Nacional de Eleições está desde esta terça-feira (01) a analisar as candidaturas submetidas pelos concorrentes, sendo que os apurados deverão ser enviados à Plenária.

No total, a comissão recebeu 16 candidaturas, nomeadamente as do jornalista Salomão Moyana (Aliança Inter-religiosa para a Advocacia), José Belmiro (Associação Luther King), Jeremias Timana (Confederação dos Sindicatos Independentes), Apolinário João e Óscar Teodósio Siduna (Juventude para a Comunidade e Desenvolvimento), Guilherme João Baptista (Observatório dos Direitos Humanos e Legalidade), César Herculano Guitunga (Associação Fundação para a Cidadania), Maria Chume (Associação para o Desenvolvimento Urbano), Guimarães Mendes (Associação para o Desenvolvimento Comunitário Nacional), Helina Mafuiane Gomes (Associação Moçambicana das Mulheres de Carreira Jurídica), Ricardo Morasse (Associação Moçambicana dos Deficientes), Delfim de Deus (Ordem dos Advogados de Moçambique) e Sudecar Novela (Associação dos Vendedores e Importadores do Sector informal-Associação MUKHERO).

Submeteram, mas sem suporte de nenhuma organização da sociedade civil, as candidaturas de Mares Chaude e Assina Rahimo Abdul Faquir.

No fim do processo, o Plenário da Assembleia da República vai eleger quatro membros que se vão juntar aos actuais três que já estão na Comissão Nacional de Eleições em nome da sociedade civil.

A CNE, à luz da nova legislação eleitoral, é composto por 17 membros, sendo cinco da Frelimo, quatro da Renamo, um do MDM e os restantes sete da sociedade civil.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!