Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Para jornal do Vaticano, máquina de lavar a roupa foi a verdadeira emancipação feminina

De acordo com o Osservatore Romano, jornal do Vaticano, que no passado dia 8 de Março fez uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a máquina de lavar a roupa é o verdadeiro símbolo da emancipação feminina no século XX, mais do que a pílula anticoncepcional.

“Coloque o sabão, feche a tampa e relaxe”, afirma o jornal, citando o manual de utilização de um dos primeiros modelos de lavadora automática lançados no mercado.

“No século XX, o que teve mais influência na emancipação das mulheres ocidentais?”, pergunta a jornalista Giulia Galeotti.

“O debate segue aberto. Alguns dizem que foi a pílula, outros, a liberalização do aborto, ou mesmo trabalhar fora de casa. No entanto, outros vão mais longe: a máquina de lavar roupa”, pondera Galeotti.

O Osservatore Romano conta a origem do eletrodoméstico, quando o teólogo alemão Jacob Christian Schaffern construiu um primeiro protótipo em 1797, e se refer à “mística sublime de poder trocar ‘os lençóis duas vezes por semana ao invés de uma’”, frase atribuída à célebre feminista americana Betty Friedan.

“A princípio, as máquinas eram muito volumosas. Rapidamente, no entanto, a tecnologia criou modelos mais estáveis, leves e eficazes”, criando “a imagem da superdona-de-casa, sorridente, maquiada e radiante entre os eletrodomésticos de sua casa”, escreve o Osservatore. – AFP

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!