A Agência de Aviação Civil anunciou a criação da Comunidade das Autoridades da Aviação Civil Lusófonas (CAACL). O projecto, que foi ratificado este mês, é uma parceria dos países de língua portuguesa e tem como objectivo a cooperação e adopção de projectos comuns em prol do desenvolvimento da aviação do bloco.
Disponibilizar mecanismos jurídicos, financeiros e políticos que permitam munir de recursos materiais e humanos as autoridades que irão regular e cooperar na assistência técnica, na formação, estudos e conferências são alguns dos compromissos firmados.
Para tanto, os estados membros deverão reunir-se anualmente para discutir directrizes que irão regular, supervisionar e fiscalizar questões como segurança aérea, segurança da aviação, gestão e riscos.
O primeiro encontro de trabalhos aconteceu em 2009, e este ano Cabo Verde vai sediar, por solicitação dos Estados membros, a Conferência Internacional da Aviation Security Training and Consulting (AVSEC), bem como a reunião da CAACL 2010.
As reuniões acontecem hoje e amanhã (23 e 24), na sala de Conferências do hotel Praia Mar, na Ilha de Santiago. Estão previstas para as actividades a presença de autoridades de Aviação civil de todos os países envolvidos, além de personalidades nacionais ligadas as Forças Armadas, as Polícias Nacional e Judiciária, da Administração Interna, e também gestores aéreos.