Dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) nas Cidades de Maputo, Beira e Nampula ao longo do mês de Novembro de 2010, quando comparados com os do mês anterior, indicam que o País registou um aumento do nível geral de preços na ordem de 1,37%.
Segundo os mesmos dados do INE, a divisão de Alimentação e Bebidas não alcoólicas foi a que mais influenciou o comportamento do nível geral de preços, ao contribuir com cerca de 1,28 pontos percentuais positivos.
O aumento dos preços do Coco (11,0%), do Tomate (5,4%), do Carapau (3,2%), da Couve (9,7%), da Mandioca fresca (10,4%), do Feijão manteiga (5,1%) e do Arroz (1,0%), teve uma contribuição no total da inflação mensal de 0,89 pontos percentuais positivos. De acordo com os mesmos dados, no período em análise, o País registou uma inflação acumulada na ordem dos 13,23%.
A divisão de Alimentação e Bebidas não alcoólicas contribuiu no total da inflação acumulada com 9,29 pontos percentuais positivos. O Arroz, o Petróleo para iluminação, o Carapau, a Farinha de milho, O Coco, a Água canalizada e a Batatadoce, foram os produtos cujo agravamento de preços teve maior impacto no total da inflação acumulada ao contribuírem com 4,90 pontos percentuais positivos.
Relativamente a igual período do ano anterior, os preços do mês em análise registaram um aumento na ordem dos 15,56%. A Divisão da Alimentação e Bebidas não alcoólicas contribuiu no total da inflação homóloga com cerca de 11,49 pontos percentuais positivos.