Os pais e encarregados de educação de 1.200 alunos da Escola Secundária da Frelimo, no distrito de Ribáuè, província de Nampula, cujos filhos foram convencidos pelas autoridades a frequentarem o ensino à distância devido à falta salas de aula, estão de costas voltadas com o governo local em virtude de os educandos não perceberem este sistema de instrução.
Os alunos em causa estão matriculados na 8ª, 9ª e 10ª classes. Segundo alguns pais, o grosso dos discentes são adolescentes que ainda não estão preparados para compreender as matérias ministradas através de módulos no ensino à distância. Tal facto, defendem os encarregados de educação, poderá comprometer o aproveitamento pedagógico dos seus filhos no presente ano lectivo ou levar a desistências.
Este ano, apenas 400 estudantes frequentam o ensino presencial em resultado da degradação da Escola Secundária da Frelimo, que albergavam maior número de educandos. Foi construída uma nova escola, mas com apenas 10 salas de aulas, o que não satisfaz à demanda pelos serviços de educação em Ribáuè.
Inconformados com o que consideram um tipo de ensino que dificulta a aprendizagem dos filhos, os pais e encarregados de educação apresentaram a inquietação às autoridades locais, tendo o assunto sido encaminhado ao administrador, que, por sua vez, disse que a solução do mesmo ultrapassa as capacidades do sector de educação localmente.
Emanuel Impissa, regedor de Ribáuè, disse ao @Verdade que a Direcção Provincial de Educação é que decidiu que a Escola Secundária da Frelimo – um dos estabelecimentos de ensino de referência em Nampula, pese embora tenha 10 salas de aulas – não devia ser usadas porque constituía um perigo aos utentes, mas não se previam as actuais consequências.
Para o nosso entrevistado, a queixa dos pais dos 1.200 alunos é legítima e enquanto não houver condições a situação vai prevalecer. Em breve vão arrancar as obras de reabilitação daquela infra-estrutura. “Não estamos contra o ensino à distância, mas enquanto não houver condições teremos de priorizar as aulas presenciais ”.
Aquela escola conta igualmente com um internato, oito residências para professores e funcionários, um ginásio multiuso, entre outros compartimentos.