Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pai vende filha por três mil meticais no distrito de Mossurize

Um pai identificado pelo nome de Samuel Mbandemba, de 38 anos de idade, está a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM), no distrito de Mossurize, na província central de Manica, acusado da venda da sua própria filha, de nome Joice Samuel Mbandemba, de 13 anos de idade, ao preço de 100 dólares norte-americanos, o correspondente a aproximadamente três mil meticais, supostamente para resolver problemas sociais.

O visado é um camponês e disse à Polícia que não vendeu a filha, mas sim, recebeu um montante correspondente ao dote porque a sua descendente passaria a ser esposa do comprador, de nome Timóteo Raposo, de 67 anos de idade, que também está enclausurado.

Por sua vez, Timóteo Raposo explicou às autoridades policiais que não tinha a intenção de traficar a criança, tendo-a negociado para fazê-la de sua esposa quando mais tarde atingisse a puberdade, daqui a pelo menos três anos, ou seja, aos 16, altura em que ele seria septuagenário.

A corporação nega a versão dos detidos. Belmiro Mutadiwa, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Manica, afirmou que o assunto foi tratado à revelia dos familiares de Mbandemba e de Raposo.

De acordo com Belmiro Mutadiwa, Joice cresceu sob custódia do pai e a sua mãe é desconhecida. Acrescentou que os casamentos prematuros e forçados com idosos tendem a aumentar em Manica. Os pais são cúmplices desse fenómeno que compromete o futuro das crianças envolvidas.

O outro problema que preocupa a Polícia naquele ponto do país tem a ver com o facto de as crianças serem tratadas como bichos domésticos na medida em que os pais vendem-nas aos supostos futuros maridos e estes asseguram a sua alimentação ao longo da vida, à espera que elas atinjam a puberdade ou a maturidade para passar a ser suas esposas. Por vezes, os homens a quem são entregues são polígamos.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!