O actual presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, liderava a apuração dos votos da eleição presidencial do fim de semana, de acordo com resultados iniciais divulgados nesta terça-feira.
Ouattara, o claro favorito para ganhar um segundo mandato de cinco anos, conquistou entre 85,07 por cento e 99,26 por cento dos votos com base nos resultados das primeiros seis de 31 regiões, afirmou a comissão eleitoral na televisão estatal.
Eleições transparentes e pacíficas poderão ajudar o país do oeste da África a virar a página da guerra civil de 2011 e de uma crise política que durou uma década. Desde que Ouattara tomou o poder em 2011, o maior produtor de cacau do mundo tornou-se numa potência económica regional, atraindo investidores num continente em que outras economias têm lutado contra a queda global nos preços das commodities.
Vários candidatos da oposição alegaram fraude no período que antecedeu a votação de domingo, mas observadores eleitorais disseram que a eleição ocorreu de forma correta.