Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Orlando Quilambo, Ana Mondjane e Louis Pelembe os três candidatos finais ao cargo de Magnífico Reitor da UEM

Orlando António Quilambo, Ana Mondjane e Louis Augusto Pelembe são os três nomes aprovados esta quinta-feira pelo Conselho Universitário como sendo os elegíveis ao cargo de reitor da Universidade Eduardo Mondlane-UEM. As propostas serão agora remetidas ao Presidente da República para a nomeação definitiva do novo timoneiro da maior e mais antiga instituição de Ensino Superior do país.

A indicação pode ser com base nos três nomes propostos pelo Conselho Universitário ou, dentro das prerrogativas que a lei lhe confere, o Chefe do Estado poderá escolher uma individualidade que não tem que constar, necessariamente, da presente lista avançada por este órgão. A Constituição da República estipula que “compete ao Presidente da República nomear, exonerar e demitir os reitores e vice-reitores das universidades estatais, sob proposta dos respectivos colectivos de direcção, nos termos da lei”. No entanto, a proposta do Conselho Universitário não é vinculativa.

A comissão de selecção da UEM havia indicado cinco nomes ao Conselho Universitário, mas depois da votação Firmino Mucavele e Armindo Ngunga acabaram excluídos a favor de Quilambo, Mondjane e Pelembe. Este exercício surge do facto de o actual reitor, Filipe Couto, ter chegado ao fim do mandato e manifestado a sua indisponibilidade de continuar.

Orlando Quilambo, Doutor, Professor Associado, é o actual vice-reitor da UEM para a área Académica e Presidente da Academia de Ciências.

Ana Mondjane, Doutora, Professora Auxiliar, dirige a Faculdade de Agronomia da UEM.

Louis Augusto Pelembe é Doutor e Professor Associado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!