A operação para a extração da vesícula do presidente egípcio Hosni Mubarak “decorreu bem” este sábado em Heidelberg (Alemanha), confirmou à AFP uma porta-voz da clínica universitária, Annette Tuffs. “A operação cirúrgica desenvolveu-se bem. O paciente está consciente”, declarou a porta-voz, indicando que se tratava de uma intervenção na vesícula biliar.
Annette confirmou assim as informações transmitidas pouco antes pela televisão egípcia. “A operação foi um sucesso”, declarou a apresentadora da televisão pública egípcia. O presidente foi levado para uma sala pós-operatória “após acordar”, e “fala com os membros de sua família e com os médicos”, acrescentou.
A imprensa oficial egípcia anunciou na noite de sexta-feira que o chefe de Estado seria submetido na manhã deste sábado a uma cirurgia para a retirada da vesícula biliar em Heidelberg, durante uma visita oficial à Alemanha, país ao qual chegou na quinta-feira.
A operação realizada no presidente é simples, e interrompe as dores comuns aos pacientes que sofrem com cálculos biliares. Entretanto, sua avançada idade e o rápido anúncio de sua hospitalização suscitaram dúvidas.