A Ópera de Viena, um dos teatros mais prestigiados do mundo, celebra este mês seu 140º aniversário com a instalação de uma tela gigante na praça em frente, onde serão transmitidos ao vivo os concertos apresentados em seu interior.
“No fim das contas nós o fizemos, lutei para conseguir isso nos últimos dois anos, e agora Viena é a única ópera do mundo a oferecer isso”, comemorou nesta terça-feira seu diretor, Ioan Holender. Com a novidade, as obras da temporada que vai de maio a outubro serão transmitidas ao vivo no telão de alta definição instalado na praça Herbert Von Karajan, que fica em frente à Wiener Staatsoper, a ópera estatal da capital austríaca. “A ideia é que as pessoas, os turistas e os vienenses se interessem pela ópera, mesmo se não forem fãs deste gênero musical”, destacou Holender.
Na Alemanha, a Ópera de Munique organiza regularmente eventos chamados “Opera para todos” com a transmissão ao vivo das peças apresentadas em uma tela gigante durante o festival de verão. A Ópera de Viena, no entanto, será a primeira a organizar este tipo de “espetáculo” de maneira “semi-permanente”, com cerca de 60 peças retransmitidas gratuitamente em cada temporada, segundo o diretor. Esta nova experiência, com a tela gigante, será inaugurada no domingo 24 de maio com a ópera “Werther” de Jules Massenet.
No dia seguinte, dia do aniversário do teatro, a peça escolhida foi “Don Juan”, de Mozart. A Ópera de Viena abriu as portas pela primeira vez em 25 de maio de 1869 no célebre Ring, também com uma apresentação de “Don Juan”.