Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Opep mantém produção de petróleo até o final de maio

A Opep decidiu neste domingo manter sua cota de produção oficial em 24,84 milhões de barris por dia (mb/d) até 28 de maio, quando voltará a se reunir para estudar a situação do mercado.

“Mantivemos a produção até maio”, disse a jornalistas o ministro iraquiano do Petróleo, Hussain al-Shahristani, ao término de uma reunião do cartel em Viena. “Todos nós teremos que fazer um esforço extra para cumprir em 100%” os cortes decididos em dezembro, indicou o ministro da Energia da Argélia, Chakib Khelil.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu em dezembro passado em Orã (Argélia) cortar em 4,2 milhões de b/d sua produção em relação aos níveis de setembro, de um total de 24,84 milhões de b/d.

A decisão foi implementada em 80%, um nível historicamente alto para o cartel. “No dia 28 de maio teremos outra oportunidade para revisar o cumprimento” da cota oficial, acrescentou Khelil. A Opep realizará uma reunião extraordinária em 28 de maio para voltar a estudar a situação, disse o ministro venezuelano da Energia, Rafael Ramírez.

Durante a reunião, a Venezuela não propôs um novo ajuste da oferta, e sim “um cumprimento melhor dos cortes” decididos anteriormente, indicou o ministro venezuelano. “Agora, o nível (de cumprimento) está próximo de 80%, os 20% restantes são um milhão de barris (que devem ser cortados do mercado). Não tem sentido propor um (novo) corte se não for cumprida” a diminuição anterior da oferta, explicou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!