Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU doa 20 milhões USD para projectos de desenvolvimento em Moçambique

O governo de Moçambique recebeu mais 20 milhões de dólares norte-americanos para financiar Projectos de Desenvolvimento apoiados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo um comunicado recebido hoje, pela AIM, o valor e’ proveniente de um mecanismo de financiamento designado “Janela Alargada de Financiamento” para o programa de reforma da ONU, a iniciativa designada por “Delivering as One”.

“Este mecanismo de financiamento foi criado em 2006 com o objectivo de apoiar os países visados nos esforços para o alcance dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM)”, lê-se no comunicado. Iniciado como Fundo Espanhol para o desenvolvimento do milénio, este foi, com o passar do tempo, alargado a outros parceiros, passando desde 2009 a contar com a participação dos governos da Noruega e do Reino Unido.

O objectivo deste fundo é dotar a ONU e governos de fundos não direccionados que através de Programas Conjuntos passam melhor responder às prioridades do governo na redução da pobreza e no alcance dos ODM’s, através do uso mais eficaz e racional de recursos. A escolha de Moçambique para este financiamento adicional deve-se ao facto de o país ter um programa integrado pronto para a implementação.

De referir que o Programa Conjunto da ONU é integralmente alinhado às prioridades do governo nas áreas de governação, capital humano, desenvolvimento económico e HIV/SIDA. Moçambique é um dos países pilotos da reforma da ONU, cujas experiências e boas práticas de coordenação e coerência estão sendo documentadas, estudadas e adaptadas noutros países. Integram o grupo de países pilotos abrangidos pela reforma a Tanzânia, o Ruanda, Cabo Verde, o Vietname, Uruguai, a Albânia e o Paquistão.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!