Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ONU apela para regresso de ONGs a Darfur

O Conselho de Segurança das Nações Unidas (CC), apelou ao Governo do Sudão para que reconsidere a decisão de expulsar as agências humanitárias de Darfur, região duramente atingida pela crise humanitária.

O Sudão forçou as agências a abandonarem Darfur depois da emissão do mandado de prisão contra o Presidente Omar al-Bashir, acusado de cometer crimes de guerra, em Darfur.

No total treze agências internacionais foram abrangidas pela medida e três organizações locais foram banidas. Entretanto o Presidente sudanês chegou à Líbia para conversações com o Presidente Muammar Khaddafi ça da União Africana.

Unanimidade A declaração sobre o Sudão foi aprovada por todos os quinze membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, incluindo a vizinha Líbia e a China, considerada uma forte aliada e parceira de negócios de Cartum.

O órgão apela, numa resolução, a que Cartum reconsidere a decisão de expulsar as agências humanitárias.

Tratou-se de um posicionamento significativo pelo facto dos diplomatas terem reunido há três semanas sem que houvesse consenso devido a inquietações levantadas pela China.

O Conselho de Segurança sublinha a importância da continuação da distribuição da ajuda aos necessitados em Darfur e apela urgentemente às autoridades sudanesas para que cooperem com as Nações Unidas e que assume neste momento a lideran- com as agências humanitárias. AI

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!