Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OMS defende uso de imagens na luta contra o tabagismo

O Director Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Africa, Luís Sambo, considera ser necessário privilegiar o uso de imagens nas embalagens de todos os produtos de tabaco nos avisos sobre os seus efeitos na saúde.

“Os avisos sobre a saúde referentes ao tabaco que contêm imagens e mensagens textuais são eficazes para motivar e convencer os seus utilizadores a deixarem de fumar e para reduzir a possível atracção que este exerce sobre os que ainda não criaram dependência do tabaco”, refere Sambo na sua mensagem por ocasião do Dia mundial sem Tabaco, que se assinalou a 31 de Maio corrente.

Segundo Sambo, os avisos com imagens transmitem uma mensagem clara e imediata, mesmo para pessoas que não sabem ler. Sambo revelou que a eficácia do uso das imagens foi comprovada nos países que exigiram a implementação desta medida. “Os fumadores desses países afirmaram que os avisos os tinham feito reflectir mais sobre os efeitos que fumar tem na saúde; fê-los mudar de opinião acerca das consequências do uso do tabaco para a saúde e ajudou-os ainda a fazer um esforço para pararem de fumar. As mensagens de aviso fizeram igualmente com que fumassem menos e evitassem fumar à frente de crianças”, explicou.

A principal mensagem do Dia Mundial sem Tabaco, para este ano, incide sobre o facto de os avisos de saúde presentes nas embalagens de tabaco, combinando mensagens textuais e imagens serem um dos meios com melhor relação custoeficácia para sensibilizar o público sobre os sérios riscos que o consumo de tabaco tem para a saúde e de reduzir o seu consumo. Na maioria dos países na região africana, segundo Sambo, não é obrigatória as embalagens conterem avisos que satisfaçam todos os critérios de eficácia.

Assim, defende que estes países adoptem avisos indicando os efeitos do uso do tabaco na saúde, que satisfaçam todos esses critérios para que tenham o máximo efeito, como cobrir mais de metade da embalagem com a mensagem de aviso e a imagem, ou colocá-las nas duas faces principais da embalagem. “Apelamos, assim, aos governos e decisores políticos para adoptarem legislação visando garantir que todos os produtos de tabaco contenham imagens de grandes dimensões, avisando sobre os danos causados pelo consumo do tabaco e várias outras consequências negativas”, exortou Sambo.

Na sua mensagem, Sambo disse haver evidências científicas e imparciais sobre o uso de imagens nos avisos, não em alegações da indústria do tabaco. “As companhias tabaqueiras opõemse ao uso de avisos sobre os efeitos do tabaco na saúde que possam ter um grande impacto no público, em especial os avisos contendo imagens”, disse Sambo, para quem os argumentos que a indústria apresenta contra estes avisos são falsos e não devem ser utilizados.

Ele apelou igualmente à sociedade civil e às organizações não governamentais para advogarem em favor do uso de avisos sob a forma de imagens em todos os produtos de tabaco, fazerem campanha a favor de legislação que exija o uso de avisos sob a forma de imagens nos produtos de tabaco e colaborem na elaboração e aplicação dessa legislação.

Sambo exortou também ao público para que exerça o seu direito à informação sobre toda a verdade acerca dos perigos do consumo de tabaco e da exposição involuntária ao fumo do tabaco O tabaco, segundo a OMS, é a principal causa de morte evitável no mundo. No Dia Mundial sem Tabaco, lembramos a todos que mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido aos efeitos do tabaco — mais do que o número combinado de todas as mortes devido ao HIV/SIDA, paludismo e tuberculose.

O tabaco é o único produto de consumo legal que mata quando se seguem as instruções do seu fabricante.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!