Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

OMS defende proibição de publicidade de tabaco em África

A representante local da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Senegal, Alimata Jeanne Diarra-Nama, afirmou, esta Sexta-feira (31), em Dakar, que a proibição global da publicidade, da promoção e do patrocínio a favor do tabaco é um poderoso instrumento da luta anti-tabaco.

Falando por ocasião da celebração do Dia Mundial Sem Tabaco, Diarra-Nama declarou ser importante controlar e assinalar não apenas as formas tradicionais de publicidade directa na imprensa, tais como a televisão, a rádio, a imprensa escrita e a afixação publicitária, mas igualmente as formas indirectas, como cartazes nos postos de venda e programas sociais patrocinados pela indústria do tabaco.

Ela indicou que, nesta luta sem trégua, a sociedade civil tem um papel essencial a desempenhar na sensibilização da população às consequências nocivas do tabacom por um lado. e, por outro, das comunidades à necessidade de eliminar qualquer publicidade, promoção e patrocínio a favor do mesmo produto.

Exortou os países a tomarem medidas concretas com vista a instaurar a proibição global de qualquer forma de recomendação de acção e de comunicação comercial visando a promoção deste flagelo.

Segundo ela, África regista cerca de 11,5 porcento dos fumadores de todos os sexos, enquanto 18 porcento da sua população utilizam os mesmos produtos. Ela indicou que as taxas de utilização dos produtos do tabaco diferentes do cigarro eleva-se a 11,6 porcento.

“O reforço da aplicação da convenção-quadro da OMS é um dos maiores desafios que devem enfrentar os países”, acrescentou Diarra-Nama.

Afirmou que a elaboração duma legislação anti-tabaco completa e o reforço das capacidades para a aplicação efectiva das diferentes medidas revestem uma importância capital para os países.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!