Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Oito hectares de plantações de suruma destruídos em Nampula

O Gabinete Provincial de Combate à Droga na província de Nampula, Norte de Moçambique, refere que destruiu, em 2012, mais de oito hectares de plantações de cultivo da cannabis sativa, vulgo suruma.

Enquanto isso, mais de 825 quilogramas daquela droga ilícita maioritariamente consumida por jovens foram incineradas.

O director provincial daquele gabinete, Germano Joaquim, disse que oito pessoas foram detidas indiciadas de tráfico e consumo desse tipo de estupefaciente. A operação foi desencadeada pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em colaboração com as comunidades.

O facto de a província de Nampula ser totalmente agrícola faz com que os camponeses se envolvam no cultivo de suruma com o pretexto de estarem a produzir alimentos. Eles plantam a cannabis sativa no meio das culturas alimentares para não deixar suspeitas.

Germano Joaquim apontou ainda que o gabinete que dirige pretende intensificar as palestras e as campanhas de sensibilização de modo a desencorajar estas práticas. Já foram constituídas as comissões distritais que se encarregarão por esse trabalho.

Refira-se que os distritos da província de Nampula considerados principais usuarios de drogas são os que se localizam nos corredores, tais como Murrupula, Nampula-Rapale, Malema, Nacala-porto, Eráti e Angoche.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!