Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Oito atletas de andebol em Nampula integram selecção nacional da modalidade

Oito atletas de diferentes equipas de andebol da província de Nampula, no Norte de Moçambique, vão, a partir de Fevereiro próximo, integrar a selecção nacional na capital do país, onde deverão começar a preparar-se para o Campeonato Africano desta modalidade em seniores masculino e feminino no Egipto, ainda este ano.

Os atletas foram seleccionados no decurso do Campeonato Nacional de Andebol na cidade de Nampula havido de 14 a 21 de Dezembro do ano passado. Trata-se de Sebastião Moisés e Honere Augusto (UP-Nampula), Joaquim João (Flamingo do Norte) e Vitorino Domingos (Andorinhas), em masculino. Névia de Bragança (UP-Nampula), Gessica e Neyma (Núcleo de Andebol) e Judite (Flamingo do Norte), em feminino.

Eles serão acompanhados por três árbitros que durante o Campeonato de Andebol ascenderam à categoria de juízes de nível nacional, nomeadamente, Michelin Aleixo, Simão Dias e Lúcio Morais Alfredo, este último como treinador-adjunto.

O presidente da Associação Provincial de Andebol de Nampula, Lúcio Alfredo, disse que a escolha daqueles atletas para representar Moçambique no Campeonato Africano é o maior ganho que esta parcela do país teve, quando em Dezembro último acolheu a maior prova da modalidade.

A fonte acrescentou que este foi um bom começo, tendo em conta que o andebol está a renascer em Nampula. “Com mais tempo, penso que nós seremos capazes de enfrentar em pé de igualdade com qualquer equipa do país”, disse o nosso entrevistado, para quem dos atletas seleccionados espera-se que ganhem espaço na selecção e dignifiquem Nampula.

Lúcio acrescentou que pretende transformar a província de Nampula num centro de talentos de andebol, uma vez que, segundo ele, nos últimos tempos esta modalidade está a ter maior participação por parte dos nampulense.

No presente ano, a Associação Provincial de Andebol pretende massificar a prática desta modalidade entre crianças de algumas escolas, principalmente na cidade de Nampula. Igualmente, é sonho do nosso entrevistado levar o Campeonato Provincial de Andebol para quatro cidades da província de Nampula. Tratam-se dos municípios de Nacala-Porto, Angoche, Ilha de Moçambique, e Ribáuè.

Segundo Morais, já houve contactos nesse sentido e aguarda-se que os professores de Educação Física destas regiões sejam submetidos a uma capacitação em matéria de treinador e árbitros de andebol, a qual será promovida pela Federação Moçambicana da modalidade, a partir do próximo mês de Fevereiro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!